Escritor, letrista, jornalista, historiador da MPB, produtor musical e revelador de talentos. Nelson Motta talvez seja hoje a maior referência no país quando o assunto é a história e a importância da música popular na formação da sociedade brasileira nos últimos 40 anos. Foi um ativo participante dos principais movimentos e acontecimentos que fizeram a história da MPB. Seu livro Noites Tropicais – uma autobiografia que se confunde com a própria história da própria MPB, é um best-seller com mais de oitenta mil exemplares vendidos desde o lançamento. A edição portuguesa do livro será lançada em 2005. O livro também está sendo adaptado para um filme de longa-metragem documentário.

Em 2000, retornando ao Brasil depois de nove anos morando em NY para lançar o livro Noites Tropicais, Nelson Motta passou a ser constantemente convidado para ministrar palestras sobre a história da MPB.

Nesse período a palestra foi se aperfeiçoando e evoluindo para se transformar numa verdadeira viagem multimídia, com projeção de fotos e trechos de músicas marcantes que ilustram de forma prazerosa e estimulante todos os períodos da formação da nossa música popular, traçando paralelos com os acontecimentos políticos e sociais mais importantes de cada época. Nelson consegue, através de uma visão humana e pessoal, transportar o auditório para dentro da história e fazê-lo entender a força que a cultura pode ter na definição dos rumos da história de um País.